pt en
Tesouro do Gaio (pormenor)<br/> Museu de Sines Tesouro do Gaio (pormenor)
Museu de Sines

C o n s e r v a ç ã o _ P r e v e n t i v a


Com o propósito de cuidar e preservar colecções de bens com valor cultural, de origem pública ou privada, realizam-se, para cada caso particular, programas de conservação preventiva que pressupõem a execução de um conjunto de tarefas essenciais.

Avaliação de estados de conservação
Para se aplicar um determinado plano de intervenção num determinado acervo museológico, importa, efectuar uma avaliação rigorosa do estado de preservação dos objectos individuais que o constituem.

Determinação de prioridades de intervenção
Determinar as prioridades de intervenção de conservação num conjunto de bens culturais decorre da avaliação prévia do estado de preservação e representa a forma mais adequada de gerir os recursos disponíveis elegíveis.

Estudos de monitorização ambiental
Afim de prevenir a degradação do estado de preservação de bens culturais, em consequência de poderem estar sujeitos a condições ambientais de exposição ou de armazenamento adversas.

Identificação e Quantificação de Poluentes
Para avaliação das condições existentes em ambientes museológicos em relação à presença de poluentes atmosféricos.

Exposição, armazenamento e acondicionamento
Conhecer e compreender os problemas inerentes à conservação de bens culturais, quando estes se mostram ou se guardam, corresponde, no essencial, ao trabalho específico realizado.

Apoio a escavações arqueológicas
Para melhor aproveitar o resultado das escavações, existe a disponibilidade para as apoiar na consolidação de estruturas arqueológicas, no levantamento e conservação dos artefactos in situ ou em laboratório.


© Archeofactu ▪ valorizar e promover património cultural