pt en
Marguerite Yourcenar

A r c h e o f a c t u

VALORIZAR E PROMOVER PATRIMÓNIO CULTURAL

A Archeofactu é uma empresa dedicada à conservação e restauro de património cultural* com especialização em metais, património arqueológico e etnográfico, património religioso, património técnico e científico e em joalharia, que iniciou a sua actividade em 1998. Desde que nasceu, tem contribuído para a divulgação e promoção do património cultural, actuando essencialmente em quatro domínios.

INTERVENÇÃO de conservação e restauro em bens culturais, assegurando a sua estabilidade física e química para poderem ser usufruídos pela comunidade e preservados para gerações futuras.

PREVENÇÃO junto dos detentores de património para a necessidade de salvaguardar os bens culturais - conservação preventiva - e contribuir para que estes se encontrem inseridos em ambientes expositivos, ou em reserva, seguros e adequados.

INVESTIGAÇÃO na perspectiva de incrementar, desenvolver e aplicar o conhecimento no domínio da conservação de património e afins, privilegiando a interdisciplinaridade científica.

(RE)CRIAÇÃO tanto na concepção e produção de objectos de joalharia contemporânea, ou de outra natureza, inspirados em património cultural de valor material ou imaterial, como na produção de réplicas de bens culturais, com carácter museológico ou educativo.

*Segundo a lei portuguesa o Património Cultural integra todos os bens que, sendo testemunhos com valor de civilização ou de cultura portadores de interesse cultural relevante, devam ser objecto de especial protecção e valorização.
O interesse cultural relevante destes bens culturais reflectirá valores de memória, antiguidade, autenticidade, originalidade, raridade, singularidade ou exemplaridade.