pt en
voltar à homepage envie-nos um email os nossos contactos
<sup>Janela</sup> Janela <sup>Guarita</sup> Guarita <sup>Cantaria</sup> Cantaria <sup>Estrela</sup> Estrela

Π Monte da Lua, Sintra


2003 Colecção de Joalharia

Colecção de joalharia contemporânea, denominada Monte da Lua, inspirada em padrões de pedra, cantarias de janelas, decorações de pórticos, existentes no Palácio Nacional da Pena*, no Palácio de Monserrate** e no Convento dos Capuchos***, todos edificados na Paisagem Cultural de Sintra, classificada como Património Mundial [1995] pela Unesco, cuja salvaguarda está a cargo da sociedade Parques de Sintra - Monte da Lua, SA.
Design: Teresa Milheiro e Inês Correia
(Ver secção de joalharia)

* O Palácio da Pena, construído pelo Barão von Eschwege [1839], para D. Fernando II de Saxe Coburg-Gotha, Rei-Consorte (também conhecido por Rei-Artista) que casou com a Rainha D. Maria II [1836], representa hoje uma das expressões máximas do Romantismo aplicado ao património edificado no séc. XIX em Portugal.

** No Palácio de Monserrate, desenhado pelo arquitecto James Knowles Jr. para Francis Cook, Visconde de Monserrate [1858], construído sobre as ruínas de uma mansão neo-gótica, regista-se, segundo José-Augusto França, "a maior riqueza dos pormenores arqueológicas" que lhe conferem uma clara diferença, face a outras edificações coevas e representativas do Romantismo em Portugal.

*** O Convento de Santa Cruz da Serra de Sintra, conhecido por Convento dos Capuchos, fundado por D. Álvaro de Castro, em cumprimento da promessa feita a seu pai, D. João de Castro, Vice-Rei da Índia [1560], materializa o ideal de fraternidade e irmandade universal inerente aos valores dos frades franciscanos que o habitaram outrora, num espírito de verdadeira comunhão com a Natureza.


© Archeofactu ▪ valorizar e promover património cultural