pt en
voltar à homepage envie-nos um email os nossos contactos
<sup>Cidade</sup> Cidade <sup>Archeofactu</sup> Archeofactu <sup>Centro ©</sup>  Centro © <sup>Unesco, 1986</sup> Unesco, 1986

2021, Centro Interpretativo da Cidade de Évora


2021 Centro Interpretativo da Cidade de Évora

Participante na abertura do Centro Interpretativo da Cidade de Évora1, instalado no Palácio de Dom Manuel2, no centro histórico de Évora.
A participação da Archeofactu cingiu-se à execução de réplicas de peças originais do acervo do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo (Évora), designadamente:
▪ o Brasão de Armas da Cidade de Évora, 1513-16 (Inv. ME1744);
▪ uma lápide com dupla inscrição, séc. X-XII (Inv. ME1845);
▪ um cano de chumbo, séc. I-II (Inv. ME3228);
▪ escultura Efebo em bronze séc. I-II (Inv. ME4462).

1 O Centro foi concebido em torno de uma ideia sobre as razões pelas quais o Centro Histórico de Évora foi considerado Património Cultural da Humanidade (Unesco, 1986). Através de documentos, artefactos, imagens, sons e recursos multimédia, documenta-se a forma como a cidade foi evoluindo ao longo de 20 séculos de história, utilizando um trilho dramático e sonoro, onde a música, a poesia, relatos ou curtas ficções dramatizadas permitem estabelecer uma ligação do espaço interpretativo com a cidade. ©
2
O Palácio de Dom Manuel, sito no Jardim Público de Évora, outrora conhecido por Paço Real de S. Francisco, foi mandado construir no s. XV por D. Afonso V, que desejava ter na cidade um paço real fora do castelo para se instalar. O paço, habitado por vários monarcas portugueses, entre os quais D. Manuel I, D. João III e D. Sebastião, perdeu-se definitivamente no ano de 1895, depois de ter sido mandado destruir, em 1619, por Filipe III. Em 2021 o palácio foi objecto de uma intervenção de remodelação e adaptação, segundo um projecto de arquitectura de Sofia Aleixo e Vítor Mestre, apresentando no piso térreo o Centro Interpretativo da Cidade de Évora e no piso superior um espaço para a realização de exposições temporárias.


Agradecimentos
▪ Município de Évora ©
▪ Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo (Évora)
▪ 3DWays - Desenvolvimento e Produção de Artigos Personalizados
▪ Santos e Elvas - Produtos Químicos.
▪ Hotel Ibis (Évora).

© Archeofactu ▪ valorizar e promover património cultural