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Pedro Pedroso

Lisboa, Portugal, 1958
Doutorando em Estudos Urbanos, Instituto Universitário de Lisboa, Mestrado em Marketing, Pós-Graduação em Marketing Management, Universidade de Lisboa. Licenciatura em Economia, Universidade Católica Portuguesa. Começou como jornalista nas áreas económicas e empresariais, evoluiu por empresas multinacionais, de origem europeia e americana, nos domínios do marketing e da publicidade. Certificado como Profissional de Marketing, Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing. Consultor de comunicação, Azevedo ξ Silva. Fundador e sócio-gerente, Archeofactu. Docente de Marketing Cultural, Gestão e Inovação em licenciaturas, pós-graduações, mestrados e cursos de formação profissional. Administrador, Instituto Leonardo da Vinci. Coordenação da 16.ª Conferência Trienal do Comité para a Conservação do International Council of Museums (ICOM-CC) em Lisboa [2011]. Membro do Conselho Geral da Escola Artística António Arroio, Lisboa. Membro do ICOM, do BNI e da Ordem dos Economistas.

Isabel Tissot

Lisboa, Portugal, 1976
Doutorada em Engenharia Física e Mestrado em Electroquímica Aplicada, Universidade de Lisboa. Licenciatura em Conservação e Restauro, Universidade Nova de Lisboa e Bacharelato na mesma área com especialização em Bens Arqueológicos, Escola Superior de Conservação e Restauro. Estágio em Conservação de Metais – Ourivesaria, Institut Royal du Patrimoine Artistique e Musées Royaux d’Art Histoire, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Contratada pelo Instituto Português de Conservação e Restauro, ao abrigo do Plano Operacional de Cultura. Correspondente nacional do grupo de metais do ICOM-CC. Ex-membro da Direcção, Comissão Nacional Portuguesa do ICOM. Foi colaboradora científica na Haute École de Conservation-restauration Arc, Neuchâtel. Responsável por intervenções de conservação e restauro na Archeofactu.

Matthias Tissot

Maputo, Moçambique, 1973
Mestre em Conservação e Restauro, Instituto Politécnico de Tomar e Bacharelato na mesma área, Escola Superior de Conservação e Restauro, especialização em Bens Arqueológicos. Especialização no tratamento de materiais arqueológicos orgânicos encharcados, Musée Cantonal d’ Archéologie, Neuchâtel, Suiça. Anterior responsável pela montagem e pela gestão do actual Laboratório de Conservação e Restauro, Museu Nacional de Arqueologia. Ex-Membro da Direcção da Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal. Actual responsável por Conservação e Restauro na Archeofactu.

Manuel Lemos

Caldas da Rainha, Portugal, 1972
Licenciatura em Conservação e Restauro, Arqueologia da Paisagem, Instituto Politécnico de Tomar. Curso de Técnico Industrial de Cerâmica, Caldas da Rainha. Técnico industrial em pastas cerâmicas, engobes e vidrados, controlo laboratorial e fabril. Integrado em equipa de Conservação e Restauro colaborou em campanhas arqueológicas para o Estudo da Pré-História Recente do Vale Tifónico, Caldas da Rainha (Provatis). Bolseiro Erasmus, Itália. Conservador-Restaurador, Museu Nacional de Arqueologia, Programa Cultura – Emprego. Conservador-restaurador da Archeofactu.

Maria João Petisca

Maputo, Moçambique, 1973
Doutoramento em Estudos de Conservação, Universidade de Delaware, Newark, DE, USA, Mestre em Artes Decorativas, Universidade Católica Portuguesa, Licenciatura em Conservação e Restauro, Tecnologia, Instituto Politécnico de Tomar. Estágio em Mobiliário, Instituto Português de Conservação e Restauro. Conservadora-restauradora para empresa Detalhe. Contratada pelo Instituto Português de Conservação e Restauro, ao abrigo do Plano Operacional de Cultura. Bolseira Eramus, França. Conservadora Assistente, Preservation Society of Newport County. Conservadora de lacas, Winterthur Museum, DE. Colabora com a Archeofactu em conservação e restauro de madeira.

Inês Correia

Lisboa, Portugal, 1972
Doutorada em História da Arte, Universidade Nova de Lisboa. Licenciatura em Conservação e Restauro, Universidade Nova de Lisboa e Bacharelado na mesma área, Escola Superior de Conservação e Restauro, com especialização em Documentos Gráficos. Intervém em obras seleccionadas, Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro e Museu das Caldas da Rainha. Técnica responsável por Preservação, Conservação e Restauro de Encadernação, Direcção Geral de Arquivos - Torre do Tombo. Responsável pela Conservação e Inventário do MUDE - Museu do Design e da Moda. Bolseira da Fundação Oriente. Coordenação de acções de formação. Designer de colecções de joalharia para Archeofactu.

Francisco Maya

Lisboa, Portugal, 1967
Curso de Design Gráfico, Instituto de Artes Decorativas. Curso de fotojornalismo, Diário de Noticias da Madeira. Integrou departamento criativo, Diário de Noticias da Madeira. Sócio-gerente de empresa de marketing e publicidade, Funchal. Responsável gráfico pela Benfica Ilustrado. Designer gráfico e fotógrafo, The Best Guide e Golf & Leisure. Fundador e sócio-gerente da Xmaya Design. Participa em exposições de desenho, pintura e fotografia: Antiga Fábrica de Braço de Prata em Lisboa, Teatro Municipal do Funchal, Centro Cultural do Porto Santo, Centro Cultural de Cascais. Premiado no “au plus Grand Concours Photo du Monde" (2009, 2011 e 2012); quatro nomeações, Black & White Spider Award; menção honrosa, 9th Annual International Color Awards. Autor de Banco de Imagens http://xmayaimage.wixsite.com/xmaya. Fotógrafo das colecções de joalharia da Archeofactu.

Pedro Lino

Leiria, Portugal, 1980
Curso de Mestre de Cantaria Técnico-Empresário, Escola de Artes e Ofícios Tradicionais da Batalha. Intervém em diversas obras de conservação, restauro e cantaria, entre as quais: Jardim do Passo (Castelo Branco), Antiga Catedral de Idanha-a-Velha, Mosteiro dos Jerónimos, Mosteiro Santa Maria da Vitoria e Igreja Matriz (Batalha), Igreja Santa Clara (Santarém), Universidade de Coimbra. Tem desenvolvido trabalhos de escultura em madeira, ferro e especialmente em pedra. Participa com regularidade em exposições individuais e colectivas e concursos públicos. É autor do blogue EscultArte e colabora com a Archeofactu no domínio da conservação e restauro de materiais pétreos e na execução de réplicas em pedra.

Pedro Seixas Martins

Lisboa, Portugal, 1968
Bacharelado em Conservação e Restauro, Escola Superior de Conservação e Restauro. Intervém em materiais pétreos em alguns locais, entre os quais: Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (Coimbra), Mosteiro de Santa Maria (Alcobaça), Aqueduto das Águas Livres, Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém e (Lisboa), esculturas do Palácio de Queluz, e também em mobiliário e talha dourada noutros locais, em particular: Charola do Convento de Cristo (Tomar), Sé de Elvas, Pousada do Palácio de Estoi, Palácio dos Arcos (Paço d'Arcos), Museu de Marinha e Museu Calouste Gulbenkian (Lisboa), Museu Grão Vasco (Viseu) e diversas igrejas (Arraiolos, Alverca, Montijo, Cascais). Colabora com a Archeofactu em conservação e restauro de talha dourada e madeira policromada.

Carlos Nunes

Lisboa, Portugal, 1967
Curso de Cinzelagem, Brolux - Artes Decorativas e Iluminação, Formador com certificação profissional, Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins, Curso Monográfico de Ourivesaria e Joalharia e Curso de Introdução à Arte Judaica, Instituto de História de Arte, Universidade de Lisboa. Desenvolve a sua actividade como cinzelador de ourivesaria na execução ou reparação de peças de prataria e artefactos em metal precioso, incluindo a execução de motivos em relevo. Colabora com a Archeofactu na execução de artefactos em prata e em ouro que requerem trabalho de cinzelagem.

Isabel Zarazúa

Madrid, Espanha, 1975
Técnica Superior em Conservação e Restauro de Bens Culturais, especialização em Documentos Gráficos, Escola Superior de Conservação e Restauro de Bens Culturais, Madrid. Diplomada em História de Arte, Universidade Complutense de Madrid. Iniciou a sua actividade no tratamento de obras e colecções no Centro Superior de Investigaciones Cientificas (CSIC) em Madrid (Espanha), no Museu de Ciências Naturais e no Instituto Cajal. Posteriormente colabora com diversas instituições culturais no tratamento de acervos documentais, bibliográficos e artísticos como técnica responsável pela Preservação, Conservação e Restauro, entre as quais: Biblioteca Nacional de Portugal, Museu da Electricidade (Lisboa), Centro de Arte Moderna/Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Oriente, ex-Instituto dos Museus e da Conservação, Fundação Levantina/Mosteiro Deir Al-Surian (Egipto), Instituto Nacional da Aviação Civil (Lisboa), Arquivo Histórico Nacional (Espanha), Casa Pia de Lisboa, Museu de Ciência da Universidade do Porto. Lidera projectos para a Fundação Henrique de Menezes, Museu de Aveiro e Fundação Caixa Geral de Depósitos - Culturgest, entre outros. Colabora com Archeofactu em intervenções de conservação e restauro de documentos gráficos.

Sónia Sarroeira

Lisboa, Portugal, 1970
Mestre em Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea, Universidade de Lisboa. Mestrado Patrimoine Bâti et Risques Naturels Majeurs, Institut Ausonius (França). Licenciatura em Arquitectura, Universidade Técnica de Lisboa. Desenvolve actividade profissional na conservação e restauro de azulejaria em edifícios dos séculos XVII e XVIII de particulares e instituições, entre as quais: Palácio dos Marqueses de Fronteira, Museu Nacional do Azulejo, Quartel do Carmo, Hospital da Ordem Terceira e Santa Casa da Misericórdia, (Lisboa), Palácio Nacional da Pena e Quinta da Penha Longa (Sintra), St. Julian´s School (Carcavelos), Palácio dos Condes da Lousã (Amadora). Em Arquitectura trabalha na elaboração de levantamentos arquitectónicos, projectos de execução, loteamentos, licenciamentos, acompanhamento de obras em diversos locais. Docente da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra. Membro da Ordem dos Arquitectos. Colabora com Archeofactu em intervenções de conservação e restauro de azulejaria.

Sandra Alves

Lisboa, Portugal, 1974
Licenciatura em Conservação e Restauro, vertente Tecnologia, Opção Pintura e Bacharelado em Engenharia Técnica, Instituto Politécnico de Tomar. Curso de Especialização em Conservação de Pintura Mural, Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico e Instituto do Emprego e Formação Profissional. Estágio, Programa ERASMUS, Universidade de Londres e Universidade de Granada. Coordenação, fiscalização e execução de intervenções de conservação e restauro para diferentes entidades em diferentes locais, entre os quais: Palácio da Cova da Moura, Mosteiro dos Jerónimos, Arco da Rua Augusta, Teatro da Trindade e Torre de Belém, (Lisboa), Convento de Cristo e Palácio da Justiça (Tomar), Jardins do Palácio Marquês de Pombal (Oeiras), Vidago Palace Hotel, Mosteiro de S. João de Tarouca, Museu Regional de Beja, Palácio Nacional da Pena (Sintra), Universidade de Évora, Universidade de Lisboa, Sé de Lisboa, Sé de Santarém, diversas Igrejas (c. 20) e vários edifícios históricos que foram reabilitados. Conservadora-restauradora, Parques de Sintra, Monte da Lua SA. Fundadora e gerente da sociedade Rigor Perene. Colabora com a Archeofactu em intervenções de conservação e restauro em pintura mural, revestimentos cerâmicos e materiais pétreos em trabalhos de reabilitação de património edificado.