• Pedro Pedroso

    Lisboa, Portugal, 1958

    Doutorando em Estudos Urbanos, Instituto Universitário de Lisboa/Universidade NOVA de Lisboa, Mestrado em Marketing, Pós-Graduação em Marketing Management, Universidade de Lisboa. Licenciatura em Economia, Universidade Católica Portuguesa. Começou como jornalista nas áreas económicas e empresariais, evoluiu por empresas multinacionais, de origem europeia e americana, nos domínios do marketing e da publicidade. Certificado como Profissional de Marketing, Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing. Consultor de comunicação, Azevedo & Silva. Fundador e sócio-gerente, Archeofactu. Docente de Marketing Cultural, Gestão, Inovação e Empreendedorismo Empresarial em licenciaturas, pós-graduações, mestrados e cursos de formação profissional. Administrador, Instituto Leonardo da Vinci. Formador, Escola de Artes e Ofícios/Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva. Coordenação da 16.ª Conferência Trienal do Comité para a Conservação do International Council of Museums (ICOM-CC) em Lisboa [2011]. Membro do Conselho Geral da Escola Artística António Arroio, Lisboa. Membro do ICOM, do BNI e da Ordem dos Economistas.

  • Sandra Alves

    Lisboa, Portugal, 1974

    Licenciatura em Conservação e Restauro, Tecnologia, Opção Pintura e Bacharelado em Engenharia Técnica, Instituto Politécnico de Tomar. Curso de Especialização em Conservação de Pintura Mural, Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico e Instituto do Emprego e Formação Profissional. Estágio, Programa ERASMUS, Universidades de Londres e Granada. Coordenação, fiscalização e intervenção de conservação e restauro em diferentes locais: Palácio da Cova da Moura, Mosteiro dos Jerónimos, Arco da Rua Augusta, Teatro da Trindade e Torre de Belém, Convento de Cristo e Palácio da Justiça (Tomar), Jardins do Palácio Marquês de Pombal (Oeiras), Vidago Palace Hotel, Mosteiro de Tarouca, Museu Regional de Beja, Palácio Nacional da Pena, Universidades de Évora e Lisboa, Sé de Lisboa, Sé de Santarém, diversas Igrejas (c. 20) e vários edifícios históricos. Conservadora-restauradora, Parques de Sintra, Monte da Lua. Fundadora e gerente da sociedade Rigor Perene - Conservação e Restauro. Colabora com a Archeofactu em intervenções de conservação e restauro de pintura mural, revestimentos cerâmicos e materiais pétreos.

  • Maria João Petisca

    Maputo, Moçambique, 1973

    Doutoramento em Estudos de Conservação, Universidade de Delaware, Newark, DE, USA, Mestre em Artes Decorativas, Universidade Católica Portuguesa, Licenciatura em Conservação e Restauro, Tecnologia, Instituto Politécnico de Tomar. Estágio em Mobiliário, Instituto Português de Conservação e Restauro. Conservadora-restauradora na Detalhe. Contratada pelo Instituto Português de Conservação e Restauro, ao abrigo do Plano Operacional de Cultura. Bolseira Eramus, França. Conservadora Assistente, Preservation Society of Newport County. Conservadora de lacas, Winterthur Museum, DE. Colabora com a Archeofactu em conservação e restauro de madeira.

  • Isabel Tissot

    Lisboa, Portugal, 1976

    Doutoramento em Engenharia Física e Mestrado em Electroquímica Aplicada, Universidade de Lisboa. Licenciatura em Conservação e Restauro, Universidade NOVA de Lisboa e Bacharelato na mesma área com especialização em Bens Arqueológicos, Escola Superior de Conservação e Restauro. Estágio em Conservação de Metais – Ourivesaria, Institut Royal du Patrimoine Artistique e Musées Royaux d’Art Histoire, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Contratada pelo Instituto Português de Conservação e Restauro, ao abrigo do Plano Operacional de Cultura. Correspondente nacional do grupo de metais do ICOM-CC. Ex-membro da Direcção, Comissão Nacional Portuguesa do ICOM. Foi colaboradora científica na Haute École de Conservation-restauration Arc, Neuchâtel. Investigadora no Projecto IH4Future - Herança Industrial para o Futuro. Investigadora, LIBPhys, Universidade NOVA de Lisboa. Anterior responsável por intervenções de conservação e restauro (até 2019) e actual consultora na Archeofactu.

  • Pedro Lino

    Leiria, Portugal, 1980

    Curso de Mestre de Cantaria Técnico-Empresário, Escola de Artes e Ofícios Tradicionais da Batalha. Intervém em diversas obras de conservação, restauro e cantaria, entre as quais: Jardim do Passo (Castelo Branco), Antiga Catedral de Idanha-a-Velha, Mosteiro dos Jerónimos, Mosteiro Santa Maria da Vitoria e Igreja Matriz (Batalha), Igreja Santa Clara (Santarém), Universidade de Coimbra. Tem desenvolvido trabalhos de escultura de madeira, ferro e especialmente de pedra. Participa com regularidade em exposições individuais e colectivas e concursos públicos. É autor do blogue EscultArte e colabora com a Archeofactu no domínio da conservação e restauro de materiais pétreos e na execução de réplicas de pedra.

  • Joana Shearman

    Tomar, Portugal, 1981

    Bacharelato, Licenciatura e Mestrado em Conservação e Restauro, com especialização em Documentos Gráficos, Materiais Cerâmicos e Património Móvel, Instituto Politécnico de Tomar. Conservadora-restauradora independente com intervenção directa em Património Mundial: Convento de Cristo, Mosteiro da Batalha, Mosteiro dos Jerónimos; em Monumentos Nacionais: Mosteiro de Odivelas, Palácio Ducal, Vila Viçosa, Palácio dos Condes de Basto, Évora, Mosteiro do Lorvão, Palácio Almada-Carvalhais, Mosteiro de Salzedas, Mosteiro de Tarouca: em Património Imóvel e de Interesse Público: Palácio Silva Amado, Lisboa, Ruínas Romanas de MIróbriga, Santa Casa da Misericórdia, Lisboa, Palacete do Visconde de Villar do Allen, Porto, Teatro São Luís e em algumas igrejas, entre outros. Colabora com a Archeofactu em intervenções de conservação e restauro de pintura mural e revestimentos cerâmicos.

  • Matthias Tissot

    Maputo, Moçambique, 1973

    Mestre em Conservação e Restauro, Instituto Politécnico de Tomar e Bacharelato na mesma área, Escola Superior de Conservação e Restauro, especialização em Bens Arqueológicos. Especialização no tratamento de materiais arqueológicos orgânicos encharcados, Musée Cantonal d’ Archéologie, Neuchâtel, Suiça. Anterior responsável pela montagem e pela gestão do actual Laboratório de Conservação e Restauro, Museu Nacional de Arqueologia. Ex-Membro da Direcção da Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal. Anterior responsável pelas intervenções de conservação e restauro na Archeofactu. Actual Coordenador de Boas Práticas na Direcção de Colecções,Museus e Monumentos de Portugal EPE.

  • Rui Catalão

    Lisboa, Portugal, 1977

    Licenciatura em Design Gráfico, IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação/Universidade Europeia, Pós-Graduação em Marketing Estratégico e Gestão para a Inovação, Universidade Católica Portuguesa. Professor de Design Gráfico, Lisbon School of Design e IADE. Começou a trabalhar em diversos jornais de referência em Portugal (Diário de Notícias, A Bola, Independente), tendo chegado a coordenador gráfico do Euronotícias. Cansado dos jornais, abraçou a sua maior paixão, o branding, em 2000, no atelier ID (Wolff Olins/BBDO). Em 2002 cria a BÁ Studio, tendo desenvolvido processos de story telling para marcas como Oniway, Helvetica, Lacoste, Quebramar, Ponto Electrão, Serra Lopes, Douglas entre outras. Actualmente, como fundador e responsável pelo Atelier Rui Catalão, desenvolve trabalhos nos domínios do branding, do digital e do design. Responsável pelo design do sítio da Archeofactu.

  • Francisco Tenente

    Lisboa, Portugal, 1992

    Licenciatura em Engenharia Electrónica e professor convidado em Economia Circular, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Professor convidado em Prototipagem, NOVA School of Business & Economics, Universidade NOVA de Lisboa. Fundador da 3DWAYS. Desenvolveu um sistema de impressão 3D autónomo e prestou serviços de impressão 3D. Fundador da Fullcycle para apoiar empresas na gestão de fabrico sustentável. Co-fundador de 4 startups no sector de produtos de impacto ambiental. Mentor de diversas startups em programas de empreendedorismo em Portugal e nos Estados Unidos da América. Colabora com a Archeofactu na reprodução de objectos culturais originais por via indirecta.

  • Carlos Nunes

    Lisboa, Portugal, 1967

    Curso de Cinzelagem, Brolux - Artes Decorativas e Iluminação, Formador com certificação profissional, Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins, Curso Monográfico de Ourivesaria e Joalharia e Curso de Introdução à Arte Judaica, Instituto de História de Arte, Universidade de Lisboa. Desenvolve a sua actividade como cinzelador de ourivesaria na execução ou reparação de peças de prataria e artefactos de metal precioso, incluindo a execução de motivos em relevo. Colabora com a Archeofactu na execução de artefactos de prata e ouro que requerem trabalho de cinzelagem.

  • Francisco Maya

    Lisboa, Portugal, 1967

    Curso de Design Gráfico, Instituto de Artes Decorativas. Curso de fotojornalismo, Diário de Noticias da Madeira. Integrou departamento criativo, Diário de Noticias da Madeira. Sócio-gerente de empresa de marketing e publicidade, Funchal. Responsável gráfico pela Benfica Ilustrado. Designer gráfico e fotógrafo, The Best Guide e Golf & Leisure. Fundador e sócio-gerente da Xmaya Design. Participa em exposições de desenho, pintura e fotografia: Antiga Fábrica de Braço de Prata em Lisboa, Teatro Municipal do Funchal, Centro Cultural do Porto Santo, Centro Cultural de Cascais. Premiado no “au plus Grand Concours Photo du Monde" (2009, 2011 e 2012); quatro nomeações, Black & White Spider Award; menção honrosa, 9th Annual International Color Awards. Autor de Banco de Imagens http://xmayaimage.wixsite.com/xmaya. Fotógrafo das colecções de joalharia da Archeofactu.

  • Manuel Lemos

    Caldas da Rainha, Portugal, 1972

    Licenciatura em Conservação e Restauro, Arqueologia da Paisagem, Instituto Politécnico de Tomar. Curso de Técnico Industrial de Cerâmica, Caldas da Rainha. Técnico industrial em pastas cerâmicas, engobes e vidrados, controlo laboratorial e fabril. Integrado em equipa de Conservação e Restauro colaborou em campanhas arqueológicas para o Estudo da Pré-História Recente do Vale Tifónico, Caldas da Rainha (Provatis). Bolseiro Erasmus, Itália. Conservador-Restaurador, Museu Nacional de Arqueologia, Programa Cultura – Emprego. Anterior conservador-restaurador na Archeofactu (2005-2023).