Assessoria em conservação preventiva da Colecção Maçónica Pisani Burnay*, do acervo do Município de Sintra, em depósito no Palácio da Regaleira. O trabalho realizado incluiu diagnóstico do estado de conservação, levantamento fotográfico, inventariação, armazenamento e acondicionamento de uma das maiores colecções maçónicas europeias**.
* A colecção maçónica inclui 651 objectos, entre os quais: documentos gráficos (e.g. credenciais, livros e registos); têxtil (e.g. mantos, clâmides, túnicas, aventais, colares e faixas); metal (e.g. insígnias pendentes, crachás, medalhas, adagas, espadas, compassos e escudos heráldicos); vidro (e.g. copos e garrafas) e cerâmica (e.g. terrinas, pratos e taças). E ainda outros objectos como adereços litúrgicos, relógios (de bolso, de pulso, de mesa e de parede), bengalas, botões de punho, anéis e alianças, carteiras e outros objectos decorativos e ornamentais.
José Eduardo Pisani Burnay era uma figura de relevo na Maçonaria, onde foi Soberano Oficial Comendador do Rito Escocês Antigo e Aceite e presidente do Supremo Conselho dos Altos Graus. Exerceu esse cargo em Portugal e no estrangeiro, devendo destacar-se o seu trabalho para a legalização da maçonaria nos países de Leste.
** Gandra, Manuel J. 2000. Colecção Maçónica Pisani Burnay, Fundação Cultursintra (ed.), Sintra.
Agradecimentos Quinta da Regaleira ~ Fundação CulturSintra ~ Município de Sintra