Home

Archeofactu

Relógio, séc. XIX, Paris (França), Palácio Nacional de Queluz.

Valorizar e promover património cultural

A Archeofactu é uma empresa dedicada à conservação e restauro de património cultural* com especialização em metais, património arqueológico, etnográfico, religioso, técnico-científico, edificado e integrado, que iniciou a sua actividade em 1998. Desde que nasceu, tem contribuído para a divulgação e promoção do património cultural, actuando essencialmente em quatro domínios.

  • INTERVENÇÃO de conservação e restauro em bens culturais, assegurando a sua estabilidade física e química para poderem ser usufruídos pela comunidade e preservados para gerações futuras.
    (bens arqueológicos e etnográficos, ourivesaria, metais, escultura, instrumentos técnicos e científicos, mobiliário, cerâmica, material pétreo, pintura, numismática, sítios, documentos gráficos, utensílios,..)
  • PREVENÇÃO junto dos detentores de património para a necessidade de salvaguardar os bens culturais - conservação preventiva - e contribuir para que estes se encontrem inseridos em ambientes seguros e adequados.
    (avaliação de estados de conservação, determinação de prioridades de intervenção, estudos de monitorização ambiental, identificação e quantificação de poluentes, exposição, armazenamento e acondicionamento de bens culturais, apoio a escavações arqueológicas)
  • INVESTIGAÇÃO na perspectiva de incrementar, desenvolver e aplicar o conhecimento no domínio da conservação de património e afins, privilegiando a interdisciplinaridade científica.
    (projectos de investigação científica, cursos de formação profissional, ensino profissional e ensino superior)
  • (RE)CRIAÇÃO tanto na concepção e produção de objectos de joalharia contemporânea, ou de outra natureza, inspirados em património cultural de valor material ou imaterial, como na produção de réplicas e reproduções de bens culturais, com carácter museológico ou educativo.

* Segundo a lei portuguesa o Património Cultural integra todos os bens que, sendo testemunhos com valor de civilização ou de cultura portadores de interesse cultural relevante, devam ser objecto de especial protecção e valorização. O interesse cultural relevante destes bens culturais reflectirá valores de memória, antiguidade, autenticidade, originalidade, raridade, singularidade ou exemplaridade.